Disque Avaré - (14) 3732-3482
Guia Avaré Notícias É divulgado balanço de ações adotadas após início da pandemia em Avaré

19/08/2020 08h23

É divulgado balanço de ações adotadas após início da pandemia em Avaré

A Secretaria Municipal da Educação (SME) implantou uma série de ações diante do desafio imposto pela pandemia do coronavírus.

Entre as iniciativas está a plataforma digital “Estude em Casa”. Diante da suspensão das aulas presenciais, o mecanismo disponibiliza atividades complementares para os alunos com o intuito de garantir a efetivação do processo de aprendizagem.

O intuito é estreitar laços e promover brincadeiras livres ou cantadas, entre outras ações essenciais na construção da autonomia e desenvolvimento das habilidades dos estudantes.

Pais e responsáveis foram orientados sobre como usar o dispositivo. A Educação consegue ainda fazer um monitoramento dos acessos.

Paralelamente, a pasta determinou a elaboração de atividades impressas e viabilizou os meios necessários para que esse material chegasse à casa dos alunos.

Nesse meio tempo, professores e gestores das unidades receberam formação por meio de aplicativos.

O município ofereceu ainda cursos de formação em ambiente virtual aos auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs). O conteúdo aprendido na capacitação será aplicado após o retorno das atividades nos Centros de Educação Infantis (CEI).

Além disso, as unidades escolares receberam equipamentos de proteção individual, como máscaras e álcool em gel.

Foram distribuídos aproximadamente 2 mil kits-alimentação e kits-hortifruti a famílias em situação de vulnerabilidade social após o início da crise sanitária.

Além da orientação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), uma lei federal foi aprovada garantindo a oferta de itens em estoque que seriam utilizados na merenda escolar.

Alunos que não possuem material escolar também receberam um mini kit-escolar para a realização das atividades em suas residências.

Além do contato permanente com pais, gestores escolares participam de reuniões virtuas com vistas a garantir a comunicação e o efetivo exercício dos trabalhos. A pasta também promoveu a reorganização do calendário escolar, garantindo as 800 horas previstas.

Criada para gerenciar a situação da pandemia, a Comissão Municipal da Educação, assim como as Comissões Escolares, vem debatendo um possível retorno às aulas presenciais em Avaré ainda em 2020 caso haja determinação do Poder Público.

Para a finalização do primeiro semestre, após a devolução das atividades impressas e de relatórios gerados pela plataforma digital, a equipe da SME destaca que procederá os estudos, a análise e a reflexão sobre ações que visem subsidiar o replanejamento e a garantia do processo educacional.

“Agradecemos a todos os profissionais engajados nesse imenso desafio que é ensinar a distância. Agradecemos também às famílias avareenses pela colaboração e pelo empenho nesse momento tão difícil”, afirma a Secretaria Municipal da Educação

A pasta informa ainda que sua equipe já se prepara para o desenvolvimento dos trabalhos no segundo semestre.

Comentários

 
 

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Avaré - Todos os direitos reservados