Disque Avaré - (14) 3732-3482
Guia Avaré Notícias GRATUIDADES IMPEDEM QUE TARIFAS DO TRANSPORTE PÚBLICO SEJAM MAIS BARATAS

09/06/2017 08h56

GRATUIDADES IMPEDEM QUE TARIFAS DO TRANSPORTE PÚBLICO SEJAM MAIS BARATAS

Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos contou que se não fossem às gratuidades hoje oferecidas no transporte público do país a tarifa poderia ser mais barata.

 

Por leis federais, estaduais e municipais, as gratuidades atingem desde idosos, pessoas com deficiência e estudantes, até as categorias especiais de trabalhadores, como carteiros e policiais.

 

De acordo com a NTU(Associação das Empresas de Transportes Urbanos), as gratuidades causam um impacto em média de 16,7% em todo o país, chegando a 35% na cidade de São Paulo, 19,7% em Brasília, e 10,8% em Fortaleza.

Essa questão é um problema sério no Brasil em função do “populismo tarifário” este assunto sempre foi uma questão mal resolvida, mas com a queda do número de usuários e o congelamento de tarifas em várias cidades, a questão ganha destaque uma vez que é um dos fatores que onera a recita do transporte público.

 

Para o presidente Otávio Cunha, em matéria do valor Econômico desta segunda-feira (06) a gratuidade do transporte público pesa no bolso dos trabalhadores, ou até mesmo do desempregado.

 

Este problema afetou importantes capitais brasileiras, durante uma reportagem do valor a BHTrans( Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte relata através de sua assessoria de imprensa, afirma que “ a ausência total de gratuidades implicaria uma tarifa cerca de 15% mais barata.

 

Já na cidade do Rio de Janeiro o impacto da gratuidade variou nos três primeiro meses do ano: 14,82% em Fevereiro e 18,50 em Março.

 

Na cidade a gratuidade é extensiva a idosos, deficientes físicos, alunos do ensino municipal e alunos da rede pública de ensino fundamental, ensino médio, universitários beneficiados pelos programas do governo federal de cotas ou o programa para todos os alunos universitários com renda familiar de até um salário mínimo.

 

Na cidade de São Paulo de acordo com a matéria publicada em Abril deste ano os dados mostravam que até aquele mês a prefeitura estava gastando R$260 milhões em média por mês em subsidio para manter a tarifa de ônibus congelada.

Comentários

 
 

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Avaré - Todos os direitos reservados