Disque Avaré - (14) 3732-3482
Guia Avaré Notícias Bruno & Barretto defendem 'sertanejo bruto' com hit 'Farra, pinga e foguete'

20/10/2015 11h43 - Atualizado em 20/10/2015 11h48

Bruno & Barretto defendem 'sertanejo bruto' com hit 'Farra, pinga e foguete'

Voz grave com arranjos e visual 'da roça' marcam cantores 'brutos'; entenda. Filho de caminhoneiro formou dupla após sucesso de cover de 'Lepo lepo'.

Barretto não disfarça a voz grave, o sotaque arrastado e o orgulho de ser da roça. Sua dupla com Bruno é de uma safra diferente, que rejeita o selo "sertanejo urbanizado". Passam longe de produtos atuais que parecem colhidos mais num DVD do Coldplay que numa fazenda de Goiás. O tom grosso - no vocal e, de certa forma, na atitude - marca o "sertanejo bruto".


Veja a história do hit 'Farra, pinga e foguete' no vídeo acima e conheça o 'sertanejo bruto' na arte abaixo.


O filho de agricultor e o de caminhoneiro se conheceram há menos de um ano no interior do Paraná. (O nome igual ao do diretor de "Dona flor e seus dois maridos" é 100% acidental). Em cinco meses de dupla, já estouraram "Farra, pinga e foguete" com força de veteranos. A faixa está desde março no ranking de rádios da Crowley. O auge foi em julho, no 4º lugar. A ascensão é de foguete mesmo: o vídeo no YouTube foi visto 20 milhões de vezes.


João Carreiro & Capataz


Antes da dupla, Barretto usou no YouTube vozeirão e viola caipira, aquela de dez cordas, em "Lepo lepo" e mais covers à moda bruta. O estilo foi popularizado pela extinta dupla João Carreiro & Capataz no final da década passada. O símbolo é a música "Bruto, rústico e sistemático" (2009), que exalta origem "xucra", com doses de homofobia e misoginia na letra.

 


Bruno & Barretto suavizam o discurso grosseiro. Têm até música chamada "Bruto e carinhoso". A faixa explica a dinâmica da dupla: Barretto é o bruto, com a voz principal e o chapelão de boiadeiro. Bruno é o carinhoso, com segunda voz mais aguda e jeito tímido. A própria "Farra, pinga e foguete" tem letra mais leve que atenua o estilo bruto para as rádios.


Com a separação de João Carreiro & Capataz em 2013, o caminho se abriu para cantores de voz poderosa exaltarem modas de viola e o jeitão selvagem. Se estrelas como Luan Santana e Lucas Lucco são cada vez mais arrumadinhos, bonzinhos e cosmopolitas, os brutos divergem. A maioria tem Tião Carreiro como referência "de raiz". Jads & Jadson e Loubet são exemplos de maior sucesso da vertente, agora acompanhados por Bruno & Barretto.

Comentários

 
 

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Avaré - Todos os direitos reservados