Disque Avaré - (14) 3732-3482
Guia Avaré Notícias Dengue: saiba o que fazer em caso de suspeita da doença

23/02/2024 08h33

Dengue: saiba o que fazer em caso de suspeita da doença

Febre alta repentina, dor de cabeça, dor abdominal, prostração, dores musculares ou nas articulações e dor atrás dos olhos são sintomas comuns da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

“Neste caso, o morador deve evitar a automedicação e procurar o posto de referência de seu bairro para o correto diagnóstico e o tratamento adequado”, afirma a Secretaria Municipal da Saúde.

O Brasil registrou explosão nos casos de dengue no início de 2024, tendência que também foi sentida em Avaré. O balanço mais recente contabiliza 106 casos positivos neste ano.

Poder público em ação

Em contrapartida, a Vigilância Sanitária vem realizando bloqueios, que é a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, e a nebulização em bairros com maior incidência da doença, além de campanhas de conscientização.

“O poder público está fazendo sua parte”, destaca a Saúde. “No entanto, é fundamental que a população avareense colabore. O combate à dengue começa em casa”.

Prevenção é o melhor remédio

A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do Aedes Aegypti, que se reproduz em água parada.

A orientação é não deixar água parada em vasos, pneus ou recipientes, manter sempre o quintal limpo, realizar a manutenção em calhas e caixas d’água e trocar com frequência a água dos bebedouros de animais, lavando os recipientes com bucha. “São ações simples que podem salvar vidas”, destaca a Saúde.

Visita de agentes

Também é importante permitir que o agente ingresse em sua residência. Os profissionais são identificados com crachás.

Esses técnicos estão habilitados para identificar possíveis criadouros e têm condições de fornecer orientações preciosas aos moradores.

Em caso de dúvida em relação à identidade do agente, o munícipe deve entrar em contato pelo (14) 3732-7144.

Comentários

 
 

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Avaré - Todos os direitos reservados