Disque Avaré - (14) 3732-3482
Guia Avaré Notícias Importância do Folclore: Rede Municipal de Ensino Faz Celebrações

25/08/2023 10h21

Importância do Folclore: Rede Municipal de Ensino Faz Celebrações

A princípio, a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu uma série de atividades para lembrar o mês em que é comemorado o importância do Folclore brasileiro.

E por isso, definir de uma vez por todas qual a real importância do Folclore para os brasileiros gira em torno de toda a história que essas lendas oferecem aos amantes dos contos. O Dia do Folclore é oficialmente celebrado no dia 22 de agosto. Para marcar a data, alunos da Rede Municipal de Ensino participaram de atividades desenvolvidas no campus avareense do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

A ação realizada na quarta-feira, 23, é uma parceria entre Educação e IFSP. As crianças assistiram ao teatro “Folclore e o Tal de Lobato” encenado pela Companhia Seres Gigantes e se divertiram com muitas brincadeiras.

“Além de proporcionar uma tarde diferente aos estudantes, as atividades conscientizam sobre a importância da valorização na nossa cultura”, ressalta a secretária Josiane Medeiros.

Casa da Leitura Importância do Folclore

Além do trabalho sobre folclore desenvolvido paralelamente em escolas municipais, a programação desenvolvida em agosto pela Educação incluiu visitas à Casa da Leitura “Cantinho do Saber”, localizada no Horto Florestal.

O projeto tem o propósito de motivar estudantes no hábito da leitura, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e participativos.

Contação de histórias com fantoches, dinâmicas e brincadeiras típicas do folclore foram algumas das atividades desenvolvidas com centenas de alunos durante a passagem pela Casa da Leitura. As crianças receberam lembrancinhas típicas que celebram as tradições brasileiras.

Auxílio da tecnologia

O folclore também foi tema de projeto nos laboratórios de informática da Rede Municipal de Ensino.

Professores trabalharam lendas, parlendas, trava-línguas e brincadeiras folclóricas. Além disso, muitas atividades educacionais foram desenvolvidas com o auxílio de computadores.

“A proposta é despertar nas crianças uma curiosidade genuína sobre o tema e estimular o interesse pela riqueza cultural de cada região do país, isso tudo utilizando a tecnologia”, ressalta o coordenador Renato Gambini.

O projeto foi desenvolvido com alunos das etapas, Fundamental I e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Comentários

 
 

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Avaré - Todos os direitos reservados